Anilton Meniguite

A REGIÃO

A COMUNIDADE DE TAQUARUSSU ESTÁ LOCALIZADA NO DISTRITO DE CASTELINHO, EM MEIO AO RELEVO FORTEMENTE ONDULADO E MONTANHOSO. O MUNICÍPIO DE VARGEM ALTA-ES PROMOVE O USO SUSTENTÁVEL E A CONSCIÊNCIA PRESERVACIONISTA E CULTURAL NA REGIÃO QUE POSSUI CARACTERÍSTICAS PROPÍCIAS AO ECOTURISMO.
 

A REGIÃO DE CLIMA AMENO FOI COLONIZADA POR IMIGRANTES ITALIANOS, QUE ABRIRAM CAMINHO ÀS MARGENS DA ESTRADA QUE ATUALMENTE DÁ LUGAR À RODOVIA ES-164.
DE LÁ, 139KM DA CAPITAL CAPIXABA, VEM CAFÉS TÃO ESPECIAIS QUE A SERIEMA ESCOLHEU A FAMÍLIA DE ANILTON MENIGUITE PARA OCUPAR O LUGAR DE ANIMAL DE ESTIMAÇÃO. É TÃO DESENVOLTA QUE OS CACHORROS DA PROPRIEDADE ACABAM COMO MEROS OBSERVADORES.

O SÍTIO FRUTEIRAS

A PROPRIEDADE QUE ANTES ERA CHAMADA DE SÍTIO DA VOVÓ FOI HERDADA EM 2006. JÁ EM 2010 “EU CONSEGUI ADQUIRIR UM MAQUINÁRIO, DESPOLPAR O CAFÉ E DESDE ENTÃO, TODO ANO EU TENHO UM PREMIOZINHO”, RI O PRODUTOR ENQUANTO RELATA OS PRÊMIOS E O SONHO DE MODERNIZAR O TRATO PÓS-COLHEITA.
 

A APTIDÃO DO TERRENO, QUE POSSUI VARIAÇÃO DE ALTITUDES DE 750M A 950M, FOI PERCEBIDA LOGO NO PRIMEIRO ANO DE DESPOLPA DOS FRUTOS, PROCESSO QUE POSSIBILITA A PRODUÇÃO DE CAFÉS ESPECIAIS.
O SÍTIO FRUTEIRAS É COMPOSTO POR 4 PROPRIEDADES. COM 25 HECTARES PLANTADOS, O PRODUTOR BENEFICIA DE 900 A 1000 SACAS A PARTIR DOS 60MIL PÉS DE CAFÉ, EM MAIORIA DA VARIEDADE ARÁBICA CATUAÍ 81.

A PRODUÇÃO

A FLORADA NO FRUTEIRAS COMEÇA NO FINAL DE OUTUBRO COM AS “FLORADAS DE PONTEIRA” E ASSIM, A CADA 15 DIAS, ELAS FLORESCEM ATÉ DEZEMBRO. A MELHOR FLORADA RECOMEÇA EM FEVEREIRO E VAI ATÉ MARÇO, DANDO ORIGEM AO CAFÉ MAIS BEM PONTUADO DO SÍTIO FRUTEIRAS. OS FRUTOS FICAM MAIS TEMPO NA PLANTA E SÓ SERÃO COLHIDOS EM OUTUBRO E NOVEMBRO.
 

O CONCEITO DE LAVOURA FAMILIAR E SUSTENTÁVEL É SEGUIDO À RISCA NO SÍTIO DO PRODUTOR MENIGUITE. SÃO 4 FAMÍLIAS ZELANDO PELA PRODUÇÃO DE CAFÉS ESPECIAIS EM COLHEITA SELETIVA, CONFIRMANDO QUE AS ORIENTAÇÕES PASSADAS POR ANILTON TEM SIDO RECOMPENSADAS COM A DIVISÃO DOS LUCROS DA PRODUÇÃO E PREMIAÇÕES.
 

O CLIMA AMENO TEM SIDO UM GRANDE ALIADO NA PRODUÇÃO DE BEBIDAS FINAS. MESMO COM A ESCASSEZ DE ÁGUA EM DIVERSAS REGIÕES, O PRODUTOR FICA SEGURO DE PRODUZIR CAFÉS ESPECIAIS. EM TAQUARUSSU, HÁ UM PERÍODO DE SECAGEM MAIS EXTENSO. NO INVERNO, DE JUNHO A JULHO, O CAFÉ LEVA ATÉ 30 DIAS PARA SECAGEM E DEVE SER MEXIDO NA ESTUFA DE 30 EM 30 MINUTOS PARA EVITAR MOFO, PRINCIPALMENTE NOS CANTOS DA ESTUFA.
 

QUANDO FALAMOS EM TECNOLOGIA DE PRODUÇÃO, ANILTON POSSUI A RESPOSTA NA PONTA LÍNGUA: “NO INÍCIO, MEU PROCESSO DE INOVAÇÃO FOI FEITO EM PARCERIA COM UM VIZINHO. NO ANO SEGUINTE JÁ CONSEGUI INVESTIR NO MEU PRÓPRIO MAQUINÁRIO, ME RENDENDO ATÉ 40% A MAIS. ISSO ME MOTIVOU A CONTINUAR PRODUZINDO CAFÉS ESPECIAIS. APRENDEMOS A CUIDAR BEM DO CAFÉ PARA NÃO PERDER PONTUAÇÃO. ANTES, CHEGAMOS A “RESSOLAR” CAFÉ POR NÃO TER GUARDADO ELE NO PONTO. ÀS VEZES TEMOS QUE APANHAR PARA APRENDER”, RELEMBRA.

A FAMÍLIA DE ANILTON

ANDERSON, O FILHO MAIS VELHO DA FAMÍLIA, RESSALTA A IMPORTÂNCIA DO CAFÉ EM SUA HISTÓRIA E DE SUA FAMÍLIA: “O CAFÉ É TUDO NA MINHA VIDA, SEM ELE NÃO TERIA SAÍDO PRA FAZER FACULDADE”.
OS OUTROS DOIS FILHOS NÃO PENSAM EM DEIXAR A FAMÍLIA NEM A PRODUÇÃO DE CAFÉS. ANDRIELSON (14) QUER SEGUIR O EXEMPLO DOS PAIS CONTINUANDO NA LAVOURA, PROCURANDO FAZER ELA TER AINDA MELHORES RESULTADOS: “O CAFÉ É A ÚNICA RENDA QUE NÓS TEMOS, SEM ELE NÃO TEM COMO VIVER”.
A ÚNICA FILHA DO CASAL, ANDRIELI (16), PASSOU NO VESTIBULAR E ESTUDARÁ FISIOTERAPIA EM CACHOEIRO DO ITAPEMIRIM-ES. MESMO ASSIM, RELATA QUE QUER VOLTAR TODOS OS DIAS PARA CASA. JUNTO DE SUA MÃE AURENI, A JOVEM TAMBÉM AUXILIA NO CUIDADO COM O CAFÉ.

INFORMAÇÕES DA FAZENDA

 

Altitude

750 a 900 metros

Processo de produção

Colheita manual seletiva

Variedade do lote

Arábica Catuaí 81

Período de Colheita

Maio a Novembro

Processamento

Via úmida - Cereja Descascado

Secagem

Terreiro coberto

INFORMAÇÕES DO CAFÉ

 

Notas Sensoriais

Aroma de chocolate, frutas cítricas, ervas,  acidez suave, doçura persistente, corpo aveludado.

Safra

2017

Nota

92,08

PRONOVA COFFEE STORIES
COOPERATIVA AGROPECUÁRIA CENTRO SERRANA

ROD. PEDRO COLA, KM 4,5 - (28) 3546-1566

VENDA NOVA DO IMIGRANTE - ES

CNPJ: 27.942.085/0042-51