COOPERATIVA AGROPECUÁRIA CENTRO SERRANA

ROD. PEDRO COLA, KM 4,5 - (28) 3546-1566

VENDA NOVA DO IMIGRANTE - ES

CNPJ: 27.942.085/0042-51

Sivanius Kutz

ENTRAR NO SÍTIO IRMÃOS KUTZ, EM ALTO BARRA ENCOBERTA, A 33KM DA SEDE DE ITARANA E A MESMA DISTÂNCIA DA SEDE DE SANTA MARIA DE JETIBÁ, É ESTAR EM CONTATO COM A HISTÓRIA DE UM CAMPEÃO EM QUALIDADE DE CAFÉ. SIVANIUS KUTZ, 36, ESTÁ SOMENTE HÁ DOIS ANOS NESSE RAMO, MAS JÁ ACUMULA DUAS VITÓRIAS EM CONCURSOS REGIONAIS PROMOVIDOS PELA COOPEAVI.


NO PRIMEIRO ANO DESPOLPANDO CAFÉ COM UM CONHECIDO, KUTZ FOI CAMPEÃO DO CONCURSO DE QUALIDADE PIO CORTELETTI EM 2015. NO ANO PASSADO, ELE CRAVOU MAIS UM PRIMEIRÍSSIMO LUGAR NA DISPUTA ENTRE CAFEICULTORES REALIZADA DURANTE A V SEMANA TECNOLÓGICA DO AGRONEGÓCIO (COOPEAVI), EM SANTA TERESA. ELE COMPARA ESSA ÚLTIMA VITÓRIA À CONQUISTA DE UMA MEDALHA OLÍMPICA. “COMO ERA ANO DE OLIMPÍADAS, A SENSAÇÃO FOI A MESMA DE UM ATLETA AO GANHAR MEDALHA DE OURO”, DIVERTE-SE.


PARA SIVANIUS, A RECEITA DA BOA QUALIDADE ESTÁ EM SECAR BEM OS GRÃOS, ESPALHANDO-OS EM CAMADAS BEM FININHAS NA ESTUFA. ESSE CAPRICHO RESULTOU NO ANO PASSADO EM 32 SACAS DE CAFÉS DESPOLPADOS COM BEBIDA FINA ATESTADA EM TODOS, EM SUA PROPRIEDADE DE 11 HECTARES, SENDO 02 HECTARES EXCLUSIVO PARA CAFÉ. A ATIVIDADE CONTA COM O APOIO IMPRESCINDÍVEL DA MULHER, LAUDIVÂNIA LUTKI (33) E DA FILHA, ANGÉLICA (14).


DE ORIGEM POMERANA, O CAFEICULTOR NÃO ESCONDE A ALEGRIA DE FAZER PARTE DESSE MERCADO. “ANTIGAMENTE, A GENTE SÓ COLHIA E SECAVA. A SITUAÇÃO AGORA É OUTRA, OLHA A VANTAGEM QUE DEU! CONSTRUÍ UM GALPÃO E PRETENDO FAZER NOVOS INVESTIMENTOS”, DIZ SIVANIUS.

INFORMAÇÕES DA FAZENDA

 

Altitude

1.000 metros

Processo de produção

Colheita seletiva

Peneira

15 A/C

Variedade do lote

Catuaí