Sidney Grünewald & Alessandra Grünewald
O SIGNIFICADO DO SOBRENOME GRÜNEWALD TEM TUDO A VER COM SUA HISTÓRIA DE VIDA. SEGUNDO SIDNEY, EM POMERANO GRÜNEWALD QUER DIZER “MATA VERDE”, UMA CARACTERÍSTICA MARCANTE NA PROPRIEDADE DE 3 HA DA FAMÍLIA LOCALIZADA EM BARRA ENCOBERTA, A 27 KM DA SEDE DE ITARANA.
APÓS ANOS DEDICADO A PRESTAR SERVIÇOS COM RETROESCAVADEIRA, SIDNEY ACABOU INGRESSANDO NA CAFEICULTURA DE QUALIDADE POR FORÇA DO DESTINO. O PAI DELE, LAUDELINO GRÜNEWALD (58) MORREU EM FEVEREIRO DE 2015, DEIXANDO AS DUAS PROPRIEDADES RURAIS PARA OS DOIS FILHOS ADMINISTRAREM.
“ISSO MUDOU RADICALMENTE MINHA VIDA. A GENTE SEMPRE CULTIVOU VERDURA E FRUTAS, E COMO ERA POUCO CAFÉ, MEU PAI SEMPRE FICOU RESPONSÁVEL POR ESSA CULTURA”, CONTA SIDNEY, O PRIMOGÊNITO, CASADO COM A PROFESSORA ALESSANDRA SASSEMBURG (32) E PAI DO LUIZ OTÁVIO, DE QUATRO ANOS, EM QUEM PROJETA A CONTINUAÇÃO DA ATIVIDADE.
POR CAUSA DA ALTITUDE ELEVADA, O CAFÉ TEM UM ASPECTO DIFERENCIADO, COM GRÃOS GRAÚDOS. A COLHEITA COMEÇA EM MEADOS DE JUNHO, E A CATA OCORRE DUAS VEZES DURANTE O ANO, PRIORIZANDO GRÃOS MADUROS QUE ALCANÇAM ALTÍSSIMA QUALIDADE.
O SABOR SUPERIOR DA BEBIDA É DECORRENTE DOS GRÃOS DESPOLPADOS E SECOS NO MESMO DIA EM TERREIRO COBERTO. O RECONHECIMENTO VEIO NA FORMA DE DOIS PRÊMIOS: A 2ª COLOCAÇÃO NO CONCURSO MUNICIPAL, A 3ª NA EDIÇÃO DO CONCURSO DA COOPEAVI E COMO UM DOS 13 FINALISTAS DO PRÊMIO PIO CORTELETTI ARÁBICA, AMBOS EM 2016. ALÉM DISSE, O CAFÉ A ALESSANDRA FOI O VENCEDOR DO CONCURSO SINGLE ORIGIN CATEGORIA FEMININA EM 2017 E O DE SIDNEI FOI O CAMPEÃO DA CATEGORIA ARÁBICA NO MESMO ANO.
INFORMAÇÕES DA FAZENDA
Altitude
1.030 metros
Processo de produção
Colheita seletiva
Peneira
15 A/C
Variedade do lote
Catuaí Vermelho e Amarelo