• Pronova Coffee Stories

Posso ferver a água do café?

Vamos responder algumas perguntas comuns de maneira simples para que seu café coado fique cada dia melhor, primeiro compre o café certo. Nós entregamos o melhor café para você fazer seu café coado do jeito certo.


Posso ferver a água do café?

Não é aconselhamos, pois a alta temperatura afeta na solubilidade integral do café, a reação química dos compostos do grão poderão trazer sabores amargos além do amargo característico da cafeína.


Quanto mais quente a água mais rapidamente se dá a extração do café e seus componentes mais amargos estarão presentes na bebida final, ocultando as características sensoriais que são extraídas a temperaturas mais baixas, tais como doçura que dá corpo a bebida, acidez que aumenta a sensação de doçura.


Qual o ponto da água do café?

A dica mais comum é "desligue o fogo quando as borbulhas começarem a subir", esse é mais um mito moderno, afinal para a água ferver (entrar em ebulição a 100 graus) ela deve ser pura e estar a 1 atmosfera a nível do mar, portanto essa variável da bolha muda a cada lugar. Já medi a temperatura em regiões de montanhas e ao desligar com as borbulhas começando a subir deu 85 graus e próximo dos 40m de altitude por volta de 92 graus.


Em Brasília a água pode ferver por volta dos 98 graus, no Everest ferve por volta de 71 graus, o ideal é por volta de 90 graus (entre 90 e 96 são as temperaturas ideiais), mas se ferver deixe esfriar por volta de 1 minuto, ou então aproveite que ferveu e escalde o filtro e acessórios que serão usados no seu café.


Qual o problema de Ferver a água?

Outra frase muito ouvida é: "não pode ferver a água porque queima o café", ou seja, mais um mito moderno. Vamos separar café dos óleos essenciais, a sensação que chamam de queimado é por causa do sabor amargo que ressalta na extração de cafés com temperatura muito alta, isso ocorre devido a queima dos óleos essenciais, que faz com que o sensorial do café se perca e teremos uma bebida flat.


O problema de ferver a água é que na alta temperatura temos o risco de perder as características dos óleos essenciais, que são normalmente preservados em cafés especiais ou cafés de qualidade.


Dicas de Ouro para o preparo de um bom café

12 visualizações

PRONOVA COFFEE STORIES
COOPERATIVA AGROPECUÁRIA CENTRO SERRANA

ROD. PEDRO COLA, KM 4,5 - (28) 3546-1566

VENDA NOVA DO IMIGRANTE - ES

CNPJ: 27.942.085/0042-51