• Pronova Coffee Stories

Hario V60: saiba como fazer e o passo-a-passo do preparo do seu café coado

Atualizado: 21 de Out de 2019



O café coado em Hario V60 se tornou a principal escolha dos brasileiros que gostam de café coado, incluindo na escolha o queridinho coador de pano da vovó. E o motivo é simples, entre todos os métodos modernos ele tem se apresentado como o mais fiel ao resultado esperado pelo consumidor de café. Se você gosta de um bom café coado, vale a dica de conhecer o Hario V60 que tem no seu suporte um design especial, tendo que interferem na extração e, consequentemente, na qualidade da bebida servida.

O que é a Hario?


Hario é uma indústria japonesa, que passou a fabricar em 2005 essa peça de design, e que podemos chamar de porta- filtros, seu design lembra a o centenário Mellita, sua evolução tem um propósito nobre de dar melhor função a sua forma, entregando como resultado, um café limpo, saboroso e aromático, preservando notas sensoriais do grão.

Existem diversas versões do elegante porta-filtros da Hario a venda, em diversos materiais; plástico, acrílico, metálico e cerâmico. É um produto pensado em atender muitas faixas de público, pois está disponível em três medidas. Apenas elegância não traria resultado, graças a três itens fundamentais este acessório não pode faltar no arsenal do barista caseiro:

  • Formato cônico em ângulo de 60 graus (por isso V60);

  • Formato cônico com estrias internas com objetivo de fazer a água descer em espiral e ao mesmo tempo possibilitar a troca de ar;

  • Maior abertura no fundo que possibilita mais leveza e doçura a bebida por facilitar/diminuir o tempo de contato da água com o grão moído.

O porta-filtro Hario pode ser encontrado em opções de diferentes tamanhos (desde a menor, para o preparo de uma xícara, até a grande, para três xícaras ou mais). E também em materiais diferentes: plástico, porcelana, cobre e o tradicional, em vidro. Seja qual for modelo escolhido, basta acompanhar nosso passo a passo abaixo para preparar um café filtrado especial com o Hario v60.


Como fazer café na Hario v60 passo-a-passo


Vamos utilizar a Hario V02 que vai até 700ml, a dica importante que utilizando uma moagem média-grossa o tempo médio vai de 2m30s a 3m30 conforme a quantidade de bebida desejada.


Passo 1: Coloque 600g de água mineral ou filtrada para ferver.

Passo 2: Tenha moído ou moa na hora 30g de café o que dá para aproximadamente 300g de água fervida, usando a proporção 10 pra 1.


Passo 3: Coloque o filtro no suporte, nesse momento pré-aqueça o recipiente que receberá o café e escalde o filtro com água fervida.

Passo 4: Coloque o café moído no filtro, zere a balança (se for utilizar) e derrame de 40g a 50g de água para pré-infusão, umedecer o café libera os óleos essenciais e hidratará o café, é chamado de “bloom” onde libera o CO2.

Passo 5: Agora ao derramar lentamente a água num fluxo contínuo a água circula uniformemente sobre todo o pó umedecido.


Dicas de Ouro para preparo de um bom café coado

0 visualização

PRONOVA COFFEE STORIES
COOPERATIVA AGROPECUÁRIA CENTRO SERRANA

ROD. PEDRO COLA, KM 4,5 - (28) 3546-1566

VENDA NOVA DO IMIGRANTE - ES

CNPJ: 27.942.085/0042-51