- Pronova Coffee Stories
Dicas para moer café em casa

Faz mesmo diferença moer o café na hora?
O café tem sido apreciado como bebida fina e diferentemente do vinho, cachaça, uísque e outras bebidas com tratamento especial, o seu preparo é no momento de beber porque o grão é vivo, e está oxidando em todo tempo, até chegar a xícara.
Extrair o máximo dos aromas e sabores que o grão de café oferece exige alguns cuidados, e moer na hora é um dos critérios para obter essa essência. O Café Pronova tem sempre torra recente, cafés especiais devem ser consumidos com a torra mais recente possível, é bom evitar que a torra chegue a 2 meses, pois muito do seu aroma se perde devido a oxidação, ele não estará impróprio para o consumo, já cafés tradicionais permitem na embalagem torra de até 12 meses.

Moinhos profissionais ou para coffeelovers avançados tem maior controle para peso e velocidade de moagem que reduzem o atrito do grão, afetando o mínimo na temperatura enquanto moem. Suas lâminas são muito mais precisas e permitem ajustes finos, ao contrário de liquidificadores ou processadores.

Fazendo um experimento
Faça a moagem de uma quantidade de café e deixe descansar por 30 minutos, e faça novamente uma moagem e compare os dois no aroma e fragrância, prove também uma dose feita a partir de cada um dos cafés, você perceberá muito nitidamente a diferença sensorial.
O grão torrado traz consigo as características preservadas durante a torra, já o café previamente moído perde mais rapidamente sabor e notas sensoriais do aroma, isso ocorre devido a oxidação e aglomeração de humidade, levando ao envelhecimento precoce.
Como moer o café na hora?
Triturar o grão na hora é a melhor maneira de extrair os compostos preservados no grão durante a torra, para isso a escolha de um moedor também causa influência no resultado, o tipo de lâmina de aço ou cerâmica, formato das mós entre outros fatores.
Você pode usar um moedor antigo desde que esteja limpo e sem ferrugem, adquirir um moedor manual da Hario ou outra marca e também existem opções interessantes de moedores elétricos. Os moedores elétricos que são mais parecidos com multiprocessadores de alimentos onde as lâminas ficam bem próximas da base (conforme o detalhe da imagem abaixo)

Como moer café em casa:
Dicas para quem não tem moedor
Contudo, se você não tem um moedor existe uma solução simples, você pode utilizar o liquidificador, mixer ou processador, mas o resultado será de grãos desiguais acarretando em moagem de fina a grãos grossos. Esse problema pode ser resolvido passando a moagem por uma peneira para classificar sua moagem, e com isso poderá escolher em qual método de preparo poderá usar seu café com moagem fresca. (veja a tabela abaixo no final do artigo)
Moendo café no liquidificador
Escolha um Café em grãos da Pronova Coffee Stories
Preparo:
Limpe bem seu copo de liquidificador, tenha certeza de secar bem o equipamento para evitar perda de café moído para a humidade. Despeje no copo do liquidificador a quantidade de grãos de café que deseja moer (aconselho pelo menos 150g).
Bata por 20 segundos, agite o copo do liquidificador para que os grãos sejam moídos igualmente, e bata novamente.
Repita esse processo até que os grãos estejam com a moagem que você deseja.
GUIA DE MOAGENS PARA DIVERSOS MÉTODOS:
Café Turco – Moagem extra fina, parecendo açúcar de confeiteiro
Espresso – Moagem fina, mais fino que açúcar refinado
Melitta – Moagem média fina, mais grossa que açúcar refinado.
Clever – Moagem média fina, parecendo açúcar cristal. Moka Express / Italiana – Moagem média, parecendo açúcar cristal.
Hario V60 – Moagem média fina, próximo a granulometria do açúcar cristal.
Globinho ou Sifão – Moagem média/média para grossa, parecendo um pouco mais grosso do que açúcar cristal.
Aeropress – Todas as moagens podem ser aproveitadas, no entanto o resultado vai variar, sabendo as diferenças entre as granulometrias, resultados surpreendentes podem ser obtidos.
Chemex – Moagem média-grossa, mais grosso que açúcar cristal.
Frenchpress – Moagem grossa, parecendo sal grosso.