• Pronova Coffee Stories

Como fazer café na Aeropress

Atualizado: 28 de Out de 2019

Fazer café na Aeropress se tornou a febre do momento, com jeitinho de espresso e uma lembrança de frenchpress por sua infusão, foi por isso que esse método de preparo conquistou as canecas dos fãs de café do mundo.



A cafeteira AeroPress é produzida pela Aerobie, empresa fundada em 1984 pelo designer de brinquedos Alan Adler, hoje aposentado, sua empresa ficou famosa devido ao Frisbee, brinquedo muito difundido nos anos 80.


Porque o Aeropress é um método tão popular?

Ele mistura três métodos de preparo: infusão, filtrado e pressão, e cada etapa desse processo pode apresentar diferentes resultados, chega ser uma alquimia, muitos baristas de fim de semana se especializam em estudar as diversas formas de preparar.


É um dos métodos modernos mais flexíveis, porque pode entregar uma extração de café muito doce, com baixíssimo amargor, levemente ácida ou muito equilibrada. Isso porque o tempo pode ser controlado conforme o gosto de quem prepara. Isso deu tanto "pano pra manga" que sua fama gerou um dos campeonatos mais divertidos dos últimos anos, na área do café!


Porque cronometrar o tempo?

Tempos curtos geram bebidas muito doces, tempos mais longos, cafés mais encorpados, se o café não tiver uma boa qualidade... tome cuidado! o que é mais bacana nesse método é que quem manda no café é você!


Então, dê uma olhada na nossa receita básica de preparo que não tem erro, esta receita sempre fica boa e partindo da receita do nosso barista Leonardo Machado você pode ir variando e encontrar sua receita predileta.

Preparando seu Aeropress


Passo 1:

Coloque 210g de água filtrada para ferver.


Separe 17g (2g a mais ou a menos dependendo da força que deseja no seu café) moído levemente mais fino que açúcar cristal.




Passo 2:

Inserir o filtro de papel (ou aço inox) na tampa plástica da Aeropress, o filtro de aço inox permite a passagem de mais óleos essenciais do café, proporcionando uma bebida mais intensa.





Passo 3:

Vamos fazer no método invertido, o que faz com que os números no corpo do êmbolo fiquem de ponta cabeça, a borracha é que deixará o êmbolo fechado hermeticamente como uma seringa.





Passo 4:

Depois de colocar A pré-infusão é essencial para uma boa extração de café pois hidrata o café liberando mais dos óleos essenciais, para isso coloque 50g de água a 92 celsius) deixando descansar por 50 segundos.




Passo 5:

Preencha o êmbolo com 120g de água para completar os 210g de água para nossa receita.

Tampe o êmbolo e deixe descansar por 1 minuto e 20 segundos.






Passo 6:

Com muito cuidado vire sua Aeropress sobre o recipiente ou uma caneca e pressione lentamente para completar a sua extração.


Saboreie, conta pra gente como foi seu preparo marcando #PronovaLover na sua postagem.



Acesse nosso artigo sobre Dicas para Preparo do seu Café!


13 visualizações

PRONOVA COFFEE STORIES
COOPERATIVA AGROPECUÁRIA CENTRO SERRANA

ROD. PEDRO COLA, KM 4,5 - (28) 3546-1566

VENDA NOVA DO IMIGRANTE - ES

CNPJ: 27.942.085/0042-51