• Pronova Coffee Stories

Qual a medida certa para fazer café?

Atualizado: Mai 11


Qual a medida certa para fazer café? Usando uma balança!

Pesar o café é importante? Quantas gramas de café em pó cabe numa colher de sopa? Como acertar a quantidade de café quando usamos como base para medida, uma colher de sopa? Esquentar a água ou deixar ferver quando estiver for fazer café coado? Quantos ml tem uma xícara de café? Qual o melhor tipo de café? São muitas perguntas de quem faz café todo dia mas sempre paira a dúvida de qual a melhor receita para fazer café coado, para acertar sempre a receita o mais correto é usar medidas padrão.


Se você já teve estas dúvidas saiba que elas são bem comuns, confira abaixo algumas respostas para preparar um café em coador de pano ou filtro de papel saboroso sempre. Primeiro sempre tenha a mão um café de alta qualidade, de preferência café especial, eles tem melhor aroma, doçura, corpo e acidez agradável e para acertar o peso você precisa de uma balança de cozinha, assim você poderá repetir sempre sua receita de café. Existem diversas soluções para quem deseja fazer bons cafés em casa sem investir alto, a Pressca lançou uma balança simples e engenhosa, que não usa pilhas e com poucos reais investidos você poderá utilizar toda vez que for fazer uma receita. Pesar faz diferença?

Pressca Dose Certa é uma balança dosadora, ou seja, além de pesar ela serve como utensílio de preparo, já que seu design auxilia como uma colher na hora de retirar o café da embalagem, observe a foto e assista o vídeo.

Ferver ou esquentar a água? Quanto a água filtrada ou mineral você pode deixar ferver sim, já que deverá usar uma quantidade para escaldar os recipientes do preparo de café e outra quantidade será do café, assim que ferver poderá usar essa primeira parte para escaldar xícara, filtro, jarra ou garrafa. Ferva uma quantidade superior a quantidade que você usará na receita, enquanto você escalda os utensílios a água fervida reduzirá sua temperatura, e voltará a estar oxigenada e com temperatura próxima aos 94 graus célsios, suficientes para uma boa extração. Você pode estar perguntando "para quê escaldar os utensílios?". Escaldar é necessário para higienizar todos os utensílios, e reduzir a possibilidade de aromas diferentes do café que vamos fazer, além de deixar a bebida mais quente quando estiver pronta. As medidas que deixam mais pessoas em dúvida são os mililitros. Quantos ml tem uma xícara de café? poderíamos partir para a seguinte pergunta: Qual xícara? então, para ajudar você a pensar na xícara que tem em casa, lembre-se que um copo americano mede 200ml, e a maioria das pessoas toma metade de um copo americano (por volta de 100ml). Concluímos que para 100ml de bebida pronta, precisamos de 10% de pó para a quantidade de café que desejamos, assim, você poderá replicar sua receita de café para a quantidade que desejar servir, 2 xícaras seriam 200ml e 20g de café. Viu como pesar o café é importante?


Ingredientes: 1 colher (sopa 10g) rasa de pó de café Pronova Moído 100 ml de água filtrada fervida 1 balança Dosadora Pressca 1 filtro de pano ou papel 1 xícara Preparo: Ferva sua água (92ºC a 96ºC). Se você puder usar mineral, melhor, mas água filtrada funciona perfeitamente; não use água diretamente da torneira para evitar o cloro, que modifica drasticamente o sabor do café. Escalde o coador de pano ou papel com a água fervida, deixe esta água na xícaras que serão usadas para manter a temperatura do café por mais tempo, depois descarte a água usada. Coloque o pó de café no coador e despeje lentamente a água quente a partir do centro do coador e vá fazendo movimento circulares do centro para as bordas do filtro. Isso ajudará a mexer o pó de café e dispensa a necessidade de mexer com a colher.

Deixe a água escoar completamente, sirva-se e saboreie.

5 visualizações

PRONOVA COFFEE STORIES
COOPERATIVA AGROPECUÁRIA CENTRO SERRANA

ROD. PEDRO COLA, KM 4,5 - (28) 3546-1566

VENDA NOVA DO IMIGRANTE - ES

CNPJ: 27.942.085/0042-51