COOPERATIVA AGROPECUÁRIA CENTRO SERRANA

ROD. PEDRO COLA, KM 4,5 - (28) 3546-1566

VENDA NOVA DO IMIGRANTE - ES

CNPJ: 27.942.085/0042-51

José Leandro Romão

CASTELO-ES

O MUNICÍPIO DE CASTELO ESTÁ LOCALIZADO NO SUL DO ESPÍRITO SANTO. CERCADO DE MONTANHAS E CACHOEIRAS, POSSUI CLIMA AMENO, QUE VARIA ENTRE 23°C E 5°C NO INVERNO. COM RELEVO BASTANTE ACIDENTADO, O SEU PONTO CULMINANTE É O PICO DO FORNO GRANDE, UM AFLORAMENTO ROCHOSO COM CERCA DE 2.039 METROS DE ALTITUDE. A POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO É FORMADA, EM SUA MAIORIA, POR DESCENDENTES DE ITALIANOS. SEU ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO (IDH) É 0,762 (MÉDIO ALTO), ESTANDO NA 16ª POSIÇÃO ENTRE OS 78 MUNICÍPIOS CAPIXABAS.

 

SÍTIO ROMÃO

 

O PIONEIRISMO ESTÁ NA HISTÓRIA DO CAFEICULTOR JOSÉ LEANDRO ROMÃO, 52, DE ALTO CÓRREGO DA PRATA, A 27 QUILÔMETROS DA SEDE DE CASTELO, NO SUL DO ESPÍRITO SANTO. ELE FOI UM DOS PRIMEIROS PRODUTORES DESSA REGIÃO LIMÍTROFE COM VARGEM ALTA A INVESTIR EM CAFÉS ESPECIAIS EM 2001, CONTRARIANDO, COMO ELE MESMO DIZ, O “TIME DO CONTRA”, QUE INSISTIA EM DESESTIMULÁ-LO A SEGUIR ESSE CAMINHO.


EM TRÊS PROPRIEDADES, ENTRE ELAS O SÍTIO ROMÃO, QUE SOMAM 10 ALQUEIRES E ESTÃO LOCALIZADAS A MAIS DE 1.000 METROS DE ALTITUDE, ELE PRODUZ CAFÉ ARÁBICA E BANANA. O CAFEICULTOR CONTA QUE FOI DELE O PRIMEIRO DESPOLPADOR DE CAFÉ DA REGIÃO. “EU COMPREI O EQUIPAMENTO E PRESTAVA SERVIÇO PARA OS VIZINHOS. ERA PRECISO AGREGAR VALOR”, DIZ.


NUMA LOCALIDADE ONDE HAVIA JAZIDAS DE OURO, O CAFÉ DE ROMÃO É TÃO VALIOSO QUANTO O METAL NOBRE. A ALTITUDE E A TERRA BOA AJUDAM NO NASCIMENTO DE GRÃOS GRAÚDOS, QUE JÁ ATINGIRAM NOTA DE 92 PONTOS (PARA SER CONSIDERADO FINO, BASTAM 85 PONTOS) E ALCANÇAM, EM MÉDIA, DE R$ 700 E R$ 800 NO MERCADO DE CAFÉS ESPECIAIS. 


O PROCESSO DE BUSCA PELA QUALIDADE CONSISTE AINDA NA COLETA SELETIVA DE GRÃOS MADUROS, QUE OCORRE DE SEIS A SETE VEZES POR ANO, ENTRE MARÇO E NOVEMBRO. “DEPENDENDO DO CLIMA, COLHE-SE ATÉ JANEIRO”, RELATA O PRODUTOR. A COLHEITA ENVOLVE 20 CONTRATADOS TEMPORÁRIOS, DEVIDO AO VOLUME DE SACAS: DE 600 A 800 POR ANO, SENDO 250 DE CAFÉS GOURMET. 


ROMÃO É CASADO COM LUZIMAR DONNA, 44, E PAI DE ANDRESSA, 24, QUE TRABALHA NA CIDADE, E EZEQUIEL AFONSO, 16. O FILHO E A MULHER DÃO UMA FORÇA NA CONDUÇÃO DOS NEGÓCIOS.

INFORMAÇÕES DA FAZENDA

 

Altitude

1050 m

Processo de produção

Colheita seletiva

Peneira

15 A/C

Variedade do lote

Catuaí Vermelho, Amarelo e Mundo Novo

Processamento

Via Úmida

Secagem

Terreiro Coberto e Secador

Época de Colheita

Março a Novembro