Jeremias Lietig Braga

DSC_5957.JPG
FOTO PRODUTOR JEREMIAS L. BRAGA.jpg

SÍTIO ALTO PONTÕES

O cafeicultor Jeremias Lietig Braga, mais conhecido como “Jerê”, vive em Afonso Cláudio, nas Montanhas do Espírito Santo. Ele é descendente de pomeranos e portugueses que colonizaram o município, onde mantém duas propriedades: uma na localidade de Alto Pontões e outra no Córrego da Liberdade. Braga pertence à terceira geração de cafeicultores da família.


Um dos sítios é o Alto Pontões, a 7 km do centro da cidade, herança da mulher do produtor, Sueli Schwanz. Com 1 hectare cultivado com 4.000 pés de café arábica, a propriedade passou a produzir há seis anos. As lavouras estão a 1.157 metros de altitude, com temperatura de 8ºC no inverno. A produção média é de 20 sacas de cafés especiais.


O beneficiamento dos grãos do Sítio Alto Pontões é feito no outro sítio do casal, que utiliza descascador, terreiro suspenso e estufa. Os cafés vêm se destacando pela altíssima qualidade. Só para se ter ideia, um lote de pontuação 90,85 rendeu a primeira colocação para Sueli no 3º Concurso Florada Premiada (3 Corações), em 2020. Com a parte do prêmio em dinheiro, Jeremias e a mulher construíram o chalé na propriedade, enquanto ela aguarda o fim da pandemia para a viagem prometida pela empresa organizadora do Concurso à Colômbia.


Pais do jovem Alexandre (14), que ajuda nos cuidados do terreiro suspenso antes de ir para a escola, “Jerê” e Sueli já se tornaram nomes conhecidos na região pelas conquistas com a produção de cafés finos. Ele foi finalista por diversas vezes do concurso Cafuso/UCC e, em 2021, ficou em 2º lugar no concurso municipal e em 3º lugar no concurso de cafés especiais da Coopeavi. 


“A cooperativa sempre me ajudou, com assistência técnica desde o plantio até orientação sobre crédito e, hoje, mais ainda com a parte de comercialização. Além de eu melhorar minha condição financeira, aumentou minha visibilidade e me permitiu conhecer muitas pessoas. A amizade é o mais importante”, diz Jeremias.

INFORMAÇÕES DA FAZENDA

 

Altitude

1.157 m

Variedade do lote

Catuaí 785 vermelho

Época de Colheita

Julho a Novembro

DSC_5941
DSC_5957 (1)
DSC_5933
DSC_5918
DSC_5970