COOPERATIVA AGROPECUÁRIA CENTRO SERRANA

ROD. PEDRO COLA, KM 4,5 - (28) 3546-1566

VENDA NOVA DO IMIGRANTE - ES

CNPJ: 27.942.085/0042-51

Edival Soares de Paula

DISTRITO RANCHO DANTAS

 

CERCADA PELA MATA ATL NTICA A CIDADE DE BREJETUBA, PERMEADA POR MONTANHAS, CACHOEIRAS E CASCATAS, TEM CLIMA AMENO EM BOA PARTE DO ANO. É CONHECIDA POR “CIDADE DO CAFÉ”, ONDE ENCONTRAMOS IMENSAS LAVOURAS CAFEEIRAS CUJAS FOLHAS VERDES AVELUDADAS DÃO CHARME A CIDADE.

A FAMÍLIA DE EDIVAL E CARMEM TRAZ CONSIGO DESDE 1994 O CUIDADO DA PROPRIEDADE LOCALIZADA NO CÓRREGO DE PINHEIROS. LOGO QUE ADQUIRIRAM A PROPRIEDADE, COMEÇARAM A PRODUZIR CAFÉ DE ONDE VEM O SUSTENTO DELES E DE SUAS DUAS FILHAS, MIRIAM E MILENE. 


MESMO QUE A PRODUÇÃO DE CAFÉS ESPECIAIS NÃO SEJA UMA MISSÃO SIMPLES, A MÉDIA DE PRODUTIVIDADE NOS 10 HECTARES DE TERRA DA FAMÍLIA DE PAULO É DE 450 SACAS. EM 2018 FORAM PRODUZIDAS 270 SACAS DE CEREJA DESCASCADO. 


EDIVAL E SUA ESPOSA FORAM INCENTIVADOS PELO INCAPER DE BREJETUBA A MELHORAR A QUALIDADE DE SEU CAFÉ. AO OBSERVAR OS CONCURSOS DE CAFÉ DO MUNICÍPIO, PERCEBERAM QUE O MAIOR DESAFIO ERA TER QUALIDADE NO PÓS COLHEITA, POIS FALTAVAM UTENSÍLIOS AGRÍCOLAS (DESPOLPADORES, MÁQUINA DE PILA, ESTUFA ETC.) DEVIDO A ISSO ERA DIFÍCIL FAZER COLHEITA SELETIVA DE GRÃOS MADUROS E DESPOLPAR NO MESMO DIA. 


HOJE EM DIA, APONTAM COMO O MAIOR DESAFIO, MANTER A SUSTENTABILIDADE PRODUZINDO CAFÉS DE QUALIDADE. 


ATUALMENTE BOA PARTE DA PRODUÇÃO É NEGOCIADA COM A COOPERATIVA E OUTRA PARTE É EXPORTADA PARA  A AUSTRÁLIA.


“SOU DE UMA FAMÍLIA TRADICIONAL DE CAFEICULTORES E CRESCI VENDO MEUS PAIS, AVÓS E BISAVÓS TRABALHANDO COM CAFÉ. CONHECI AS DIFICULDADES DA ÉPOCA E ACOMPANHEI A EVOLUÇÃO E A MELHORIA DA QUALIDADE DOS CAFÉS. ISSO ME INSPIROU A BUSCAR O MELHOR DA PRODUÇÃO, CONQUISTANDO O PRIMEIRO LUGAR NO PRÊMIO DE CAFÉS SUSTENTÁVEIS DE BREJETUBA, OBTENDO UMA PONTUAÇÃO DE 93 PONTOS NO ANO DE 2015 E HOJE SOU MUITO GRATO POR SER PRODUTOR DE CAFÉS ESPECIAIS” CONCLUI EDIVAL.

INFORMAÇÕES DA FAZENDA

 

Altitude

950m

Processo de produção

Colheita seletiva

Variedades

Catuaí Vermelho e Catucaí 785

Processamento

Via Úmida – Cereja Descascado

Secagem

Terreiro Coberto

Safra

Julho a Novembro