Edival Soares de Paula
DISTRITO RANCHO DANTAS
CERCADA PELA MATA ATL NTICA A CIDADE DE BREJETUBA, PERMEADA POR MONTANHAS, CACHOEIRAS E CASCATAS, TEM CLIMA AMENO EM BOA PARTE DO ANO. É CONHECIDA POR “CIDADE DO CAFÉ”, ONDE ENCONTRAMOS IMENSAS LAVOURAS CAFEEIRAS CUJAS FOLHAS VERDES AVELUDADAS DÃO CHARME A CIDADE.
A FAMÍLIA DE EDIVAL E CARMEM TRAZ CONSIGO DESDE 1994 O CUIDADO DA PROPRIEDADE LOCALIZADA NO CÓRREGO DE PINHEIROS. LOGO QUE ADQUIRIRAM A PROPRIEDADE, COMEÇARAM A PRODUZIR CAFÉ DE ONDE VEM O SUSTENTO DELES E DE SUAS DUAS FILHAS, MIRIAM E MILENE.
MESMO QUE A PRODUÇÃO DE CAFÉS ESPECIAIS NÃO SEJA UMA MISSÃO SIMPLES, A MÉDIA DE PRODUTIVIDADE NOS 10 HECTARES DE TERRA DA FAMÍLIA DE PAULO É DE 450 SACAS. EM 2018 FORAM PRODUZIDAS 270 SACAS DE CEREJA DESCASCADO.
EDIVAL E SUA ESPOSA FORAM INCENTIVADOS PELO INCAPER DE BREJETUBA A MELHORAR A QUALIDADE DE SEU CAFÉ. AO OBSERVAR OS CONCURSOS DE CAFÉ DO MUNICÍPIO, PERCEBERAM QUE O MAIOR DESAFIO ERA TER QUALIDADE NO PÓS COLHEITA, POIS FALTAVAM UTENSÍLIOS AGRÍCOLAS (DESPOLPADORES, MÁQUINA DE PILA, ESTUFA ETC.) DEVIDO A ISSO ERA DIFÍCIL FAZER COLHEITA SELETIVA DE GRÃOS MADUROS E DESPOLPAR NO MESMO DIA.
HOJE EM DIA, APONTAM COMO O MAIOR DESAFIO, MANTER A SUSTENTABILIDADE PRODUZINDO CAFÉS DE QUALIDADE.
ATUALMENTE BOA PARTE DA PRODUÇÃO É NEGOCIADA COM A COOPERATIVA E OUTRA PARTE É EXPORTADA PARA A AUSTRÁLIA.
“SOU DE UMA FAMÍLIA TRADICIONAL DE CAFEICULTORES E CRESCI VENDO MEUS PAIS, AVÓS E BISAVÓS TRABALHANDO COM CAFÉ. CONHECI AS DIFICULDADES DA ÉPOCA E ACOMPANHEI A EVOLUÇÃO E A MELHORIA DA QUALIDADE DOS CAFÉS. ISSO ME INSPIROU A BUSCAR O MELHOR DA PRODUÇÃO, CONQUISTANDO O PRIMEIRO LUGAR NO PRÊMIO DE CAFÉS SUSTENTÁVEIS DE BREJETUBA, OBTENDO UMA PONTUAÇÃO DE 93 PONTOS NO ANO DE 2015 E HOJE SOU MUITO GRATO POR SER PRODUTOR DE CAFÉS ESPECIAIS” CONCLUI EDIVAL.