Danilo Dones
A REGIÃO
AOS PÉS DA PEDRA DO GARRAFÃO ESTÁ LOCALIZADO O SÍTIO DONES. QUEM CHEGA NA REGIÃO RICA DE SABORES DENOMINADA GARRAFÃO, É IMPRESSIONADO PELA IMPONÊNCIA DA PEDRA, ATRATIVO TURÍSTICO DA REGIÃO ONDE INÚMERAS FAMÍLIAS PRIVILEGIADAS PELO VISUAL TEM A DOCE TAREFA DE PRODUZIR MORANGOS.
A HISTÓRIA DE DANILO NA CAFEICULTURA
DANILO INICIOU NA CAFEICULTURA COMO CATADOR DE CAFÉS PARA UM PRODUTOR AMIGO DA FAMÍLIA. SEU PAI, QUE JÁ ERA PRODUTOR DE MORANGOS E VERDURAS, QUIS EMPREENDER SUA PRÓPRIA LAVOURA A MEIA. DONES LEMBRA HOJE QUE AOS 16 ANOS NÃO GOSTOU MUITO DA IDEIA DO PAI EM TER UMA LAVOURA A MEIA PARA TOMAR CONTA. SEGUNDO ELE “NÃO GOSTAVA MUITO DO CAFÉ, POIS TERIA QUE ENTRAR NO CAFEZAL DE MANHÃ, E A LAVOURA ERA MOLHADA E FRIA”.
EM MEIO A RISADAS, RELATA QUE O PAI CONSEGUIU UM EMPREGO E A TAREFA DE CUIDAR DA LAVOURA FICOU SOB RESPONSABILIDADE DELE, DE SUA MÃE E DE SUA IRMÃ.
NO INÍCIO PASSARAM POR MUITAS DIFICULDADES. ERA COMUM CUIDAR DOS CAFÉS SEM A PRETENSÃO DE DESPOLPAR, TODA A PRODUÇÃO ERA DERRIÇADA E HAVIAM POUCOS PÉS DE CAFÉ NA PROPRIEDADE.
DANILO LEMBRA COM ALEGRIA QUE “QUANDO INICIARAM O TRABALHO COM MAIS CUIDADO, PERCEBERAM QUE ESSA SERIA A MANEIRA DE PODER PAGAR AS DESPESAS DA LAVOURA E AINDA OBTER LUCROS E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DA FAMÍLIA”.
A PRODUÇÃO NO SÍTIO DONES
POR LÁ, OCORREM DE TRÊS A QUATRO FLORADAS POR SAFRA (NOVEMBRO, JANEIRO E MARÇO). A COLHEITA SELETIVA DOS GRÃOS CEREJA É FEITA POR LOTES SEPARADOS EM CULTIVARES E TALHÕES. O PROCESSO DE DESCASCAMENTO É FEITO COM TODO CUIDADO PARA QUE NÃO SEJA PERDIDA A QUALIDADE DO GRÃO. A SECAGEM É FEITA COM CAMADAS, PARA QUE O PROCESSO DEIXE BAIXA UMIDADE E SECAGEM SUAVE DOS GRÃOS.
COM O AUXÍLIO DE UM AMIGO E DA ESPOSA HELGA LAHASS DONES, O TRABALHO DE ZELAR DOS CULTIVARES CATUAÍ 81, IAPAR E CATURRA TEM DADO BONS RESULTADOS. ATÉ 40% DA COLHEITA É DE CAFÉS DE BEBIDAS FINAS. NO SÍTIO DONES, O APRENDIZADO E INVESTIMENTO EM PESQUISAS É CONTÍNUO, E ASSIM, O FUTURO DE SEU PEQUENO ISAACK LAHASS DONES (3) PODE SER GARANTIDO.
INFORMAÇÕES DA FAZENDA
Altitude
1050 metros
Processo de produção
Colheita manual seletiva
Variedade do lote
Arábica Catuaí 81, Iapar e Caturra
Processamento
Via Úmida - Semi Washed (desmucilado mecanicamente)
Secagem
Terreiro coberto
Tempo de Secagem
20 dias
Floradas
3 a 4 floradas
INFORMAÇÕES DO CAFÉ
Notas Sensoriais
Aroma de melaço de cana e vinho de uvas brancas. Sabor consistente de uva passa puxado para vinho com presença de caldo de cana. Acidez brilhante equilibrada e corpo aveludado.
Safra
2017
Nota
90,16