COOPERATIVA AGROPECUÁRIA CENTRO SERRANA

ROD. PEDRO COLA, KM 4,5 - (28) 3546-1566

VENDA NOVA DO IMIGRANTE - ES

CNPJ: 27.942.085/0042-51

Danilo Dones

A REGIÃO

AOS PÉS DA PEDRA DO GARRAFÃO ESTÁ LOCALIZADO O SÍTIO DONES. QUEM CHEGA NA REGIÃO RICA DE SABORES DENOMINADA GARRAFÃO, É IMPRESSIONADO PELA IMPONÊNCIA DA PEDRA, ATRATIVO TURÍSTICO DA REGIÃO ONDE INÚMERAS FAMÍLIAS PRIVILEGIADAS PELO VISUAL TEM A DOCE TAREFA DE PRODUZIR MORANGOS.

A HISTÓRIA DE DANILO NA CAFEICULTURA

DANILO INICIOU NA CAFEICULTURA COMO CATADOR DE CAFÉS PARA UM PRODUTOR AMIGO DA FAMÍLIA. SEU PAI, QUE JÁ ERA PRODUTOR DE MORANGOS E VERDURAS, QUIS EMPREENDER SUA PRÓPRIA LAVOURA A MEIA. DONES LEMBRA HOJE QUE AOS 16 ANOS NÃO GOSTOU MUITO DA IDEIA DO PAI EM TER UMA LAVOURA A MEIA PARA TOMAR CONTA. SEGUNDO ELE “NÃO GOSTAVA MUITO DO CAFÉ, POIS TERIA QUE ENTRAR NO CAFEZAL DE MANHÃ, E A LAVOURA ERA MOLHADA E FRIA”.

EM MEIO A RISADAS, RELATA QUE O PAI CONSEGUIU UM EMPREGO E A TAREFA DE CUIDAR DA LAVOURA FICOU SOB RESPONSABILIDADE DELE, DE SUA MÃE E DE SUA IRMÃ.

NO INÍCIO PASSARAM POR MUITAS DIFICULDADES. ERA COMUM CUIDAR DOS CAFÉS SEM A PRETENSÃO DE DESPOLPAR, TODA A PRODUÇÃO ERA DERRIÇADA E HAVIAM POUCOS PÉS DE CAFÉ NA PROPRIEDADE.

DANILO LEMBRA COM ALEGRIA QUE “QUANDO INICIARAM O TRABALHO COM MAIS CUIDADO, PERCEBERAM QUE ESSA SERIA A MANEIRA DE PODER PAGAR AS DESPESAS DA LAVOURA E AINDA OBTER LUCROS E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DA FAMÍLIA”.

A PRODUÇÃO NO SÍTIO DONES

POR LÁ, OCORREM DE TRÊS A QUATRO FLORADAS POR SAFRA (NOVEMBRO, JANEIRO E MARÇO). A COLHEITA SELETIVA DOS GRÃOS CEREJA É FEITA POR LOTES SEPARADOS EM CULTIVARES E TALHÕES. O PROCESSO DE DESCASCAMENTO É FEITO COM TODO CUIDADO PARA QUE NÃO SEJA PERDIDA A QUALIDADE DO GRÃO. A SECAGEM É FEITA COM CAMADAS, PARA QUE O PROCESSO DEIXE BAIXA UMIDADE E SECAGEM SUAVE DOS GRÃOS.

COM O AUXÍLIO DE UM AMIGO E DA ESPOSA HELGA LAHASS DONES, O TRABALHO DE ZELAR DOS CULTIVARES CATUAÍ 81, IAPAR E CATURRA TEM DADO BONS RESULTADOS. ATÉ 40% DA COLHEITA É DE CAFÉS DE BEBIDAS FINAS. NO SÍTIO DONES,  O APRENDIZADO E INVESTIMENTO EM PESQUISAS É CONTÍNUO, E ASSIM, O FUTURO DE SEU PEQUENO ISAACK LAHASS DONES (3) PODE SER GARANTIDO.

INFORMAÇÕES DA FAZENDA

 

Altitude

1050 metros

Processo de produção

Colheita manual seletiva

Variedade do lote

Arábica Catuaí 81, Iapar e Caturra

Processamento

Via Úmida - Semi Washed (desmucilado mecanicamente)

Secagem

Terreiro coberto

Tempo de Secagem

20 dias

Floradas

3 a 4 floradas

INFORMAÇÕES DO CAFÉ

 

Notas Sensoriais

Aroma de melaço de cana e vinho de uvas brancas. Sabor consistente de uva passa puxado para vinho com presença de caldo de cana. Acidez brilhante equilibrada e corpo aveludado.

Safra

2017

Nota

90,16