Arcino Filete

Arcino_Profile.png

ALTO PROVIDÊNCIA, VENDA NOVA DO IMIGRANTE

MUNICÍPIO ABENÇOADO POR UMA GEOGRAFIA QUE PRIVILEGIA DIVERSOS MICROCLIMAS, TEM GRANDE APTIDÃO EM FORNECER CAFÉS DIFERENCIADOS. COLONIZADO EM 1892 POR IMIGRANTES ITALIANOS, TEM A ECONOMIA BASEADA NA AGRICULTURA, PRINCIPALMENTE DO CAFÉ, QUE COMPREENDE 90% DAS PROPRIEDADES, ALÉM DA PRODUÇÃO DE HORTIFRUTIGRANJEIROS E DA PECUÁRIA. VENDA NOVA, QUE FOI EMANCIPADA DE CONCEIÇÃO DO CASTELO EM 1988, TAMBÉM É RECONHECIDA NACIONALMENTE COMO A CAPITAL DO AGROTURISMO.

SÍTIO ARCINO FILETE E FAMÍLIA

NASCIDO NA REGIÃO DA TAPERA, EM VENDA NOVA DO IMIGRANTE, O PRODUTOR RURAL ARCINO FILETE CHEGOU AO SÍTIO, EM ALTO PROVIDÊNCIA, NO ANO DE 1979, RECÉM-CASADO COM DONA EMÍLIA. ATUALMENTE, A FAMÍLIA ESTÁ NA TERCEIRA GERAÇÃO DE CAFEICULTORES E QUEM ADMINISTRA A MAIOR PARTE DA PRODUÇÃO SÃO OS FILHOS MAIS VELHOS DO CASAL, FABRÍCIO E GILCIMAR FILETE.


ACOSTUMADOS A PRODUZIR NO INÍCIO O CAFÉ COMUM COLHIDO DO CHÃO, INGRESSARAM NA PRODUÇÃO DE CAFÉ DE QUALIDADE AINDA SEM MUITA ESTRUTURA. QUANDO LEVARAM O PRODUTO – DESPOLPADO NA PROPRIEDADE DE UM TIO – A UM TRADICIONAL COMPRADOR, ELE JÁ OBSERVOU SE TRATAR DE UM CAFÉ DIFERENCIADO. OS IRMÃOS LOGO NOTARAM O INTERESSE DOS COMPRADORES. “ELES CRESCERAM O OLHO, ENTÃO NÓS PERCEBEMOS QUE O CAFÉ ERA BOM. 


PASSAR A PRODUZIR UM CAFÉ MELHOR TROUXE RETORNO FINANCEIRO E POSSIBILIDADES DE INVESTIMENTOS NA PROPRIEDADE, QUE TEM NA TECNOLOGIA UMA ALIADA PARA REFLETIR NO PRODUTO FINAL A QUALIDADE QUE A NATUREZA JÁ TEM DADO AOS FRUTOS DOS CAFEEIROS DO SÍTIO. 
TANTO QUE O CAFÉ DOS FILETE FATUROU O TERCEIRO LUGAR NO CONCURSO MUNICIPAL DE 2013, ALCANÇANDO 87 PONTOS. “ENTRAMOS MAIS PARA PARTICIPAR MESMO, NÃO TÍNHAMOS ESPERANÇA DE GANHAR NADA”, LEMBRA GILCIMAR.


INOVAÇÃO NA PRODUÇÃO RURAL EM MEIO À SIMPLICIDADE DA AGRICULTURA FAMILIAR É A MÁXIMA DOS IRMÃOS. “INVESTIMOS EM DUAS MÁQUINAS PARA BENEFICIAMENTO DOS CAFÉS NA PROPRIEDADE, PARA TERMOS UMA QUE VAI DESPOLPAR APENAS OS CAFÉS ESPECIAIS DE PONTA E OUTRA PARA OS OUTROS CAFÉS, QUE TAMBÉM TÊM ALCANÇADO ALTAS NOTAS”, EXPLICA GILCIMAR.
NA BUSCA CONSTANTE POR QUALIFICAÇÃO, ELES FIZERAM CURSOS DE CAPACITAÇÃO, COMO O DE ANÁLISE SENSORIAL DO CAFÉ. FABRÍCIO, QUE FEZ CURSO DE BARISTA, PREPARA MICROLOTES A CADA ANO PARA SUPRIR SUA PEQUENA CAFETERIA, ABERTA COM A NOIVA EM OUTRO MUNICÍPIO. O SONHO DELE É ABRIR UMA UNIDADE TAMBÉM NO SÍTIO DA FAMÍLIA.
A DUPLA AFIRMA QUE FAZER PARTE DA COOPERATIVA É UMA FORMA DE GARANTIR A CONTINUIDADE DA PRODUÇÃO. “É A SEGURANÇA DE QUE, LÁ NA FRENTE, A GENTE VAI PODER COMERCIALIZAR O QUE PRODUZ” DESTACA FABRÍCIO.

 

INFORMAÇÕES DA FAZENDA

 

Altitude

750 a 900 m

Processo de produção

Colheita manual seletiva

Área Plantada

25.000 pés

Variedade do lote

Caturra Amarelo, Catuaí 44 e Catuaí 99

Processamento

Via Úmida - Cereja Descascado

Secagem

Terreiro Suspenso, coberto

Tempo de Secagem

De 15 a 20 dias

Compre
Arcino Filete_5
Arcino Filete_2
Arcino Filete_4
Arcino Filete_1
Arcino Filete_3